A Eliot, startup portuguesa que desenvolve soluções aéreas de baixo custo para transporte de cargas críticas, foi distinguida com o Prémio Excelência Logística – PEL Startup 2025, atribuído pela APLOG – Associação Portuguesa de Logística. A distinção reconhece o contributo inovador da empresa para o setor, nomeadamente na resposta a desafios logísticos em locais de difícil acesso e em contextos de emergência ou conflito.
A tecnologia desenvolvida pela Eliot, spin-off do CEiiA, pretende realizar missões de baixo custo com o transporte de bens críticos para zonas remotas, onde a alternativa de transporte terrestre tem um acesso limitado ou é uma opção mais demorada.
Segundo o júri do concurso, que visa distinguir projetos emergentes com um elevado grau de inovação e potencial de crescimento, o reconhecimento deve-se ao valor acrescentado que a Eliot está a criar no setor logístico, ao desenvolver soluções baseadas nas necessidades reais do mercado, com um claro foco em aplicabilidade e impacto.
Inês Folhadela Furtado, CEO da Eliot, destaca a importância de ver o trabalho desenvolvido pela startup distinguido porque “receber este prémio é uma confirmação de que estamos a responder a desafios reais. A inovação, quando aplicada com propósito, tem o poder de transformar não só setores mas também realidades sociais.”.
O prémio atribuído pela APLOG reforça o posicionamento da Eliot como uma das startups mais promissoras no ecossistema logístico português combinando tecnologia e visão estratégica.